5 de abr. de 2010

Formas e Abordagens das Pesquisas



Em geral as pessoas se pertubam muito com relação ao tipo de abordagem a ser utilizada em seus estudos, não que isso não seja necessário, mas também não precisa ser uma camisa de força que "amarre" o andamento da pesquisa.

Visando facilitar essa escolha e dando continuidade ao post Classificação Geral da Pesquisas, seguem explicações básicas das formas de abordagem e sugestão de leituras complementares.

Pesquisa qualitativa:


Predominante utilizada em ciências sociais, as pesquisas qualitativas tentam descrever um fato/objeto, sem usar de métodos estatísticos. Em grande parte, são desenvolvidas por meio da observação, onde o pesquisador tenta entender o fenômeno estudado pela perspectiva dos agentes envolvidos no processo, para a partir daí definir sua interpretação/descrição dos fatos.


Sugestões de leituras:
Autor: José Luis Neves
Autora: Mirian Goldenberg


Pesquisa Quantitativa:


A pesquisa quantitativa representa uma amostra de um universo, de forma que através de generalizações dos dados possa ser feita uma projeção do universo estudado. Também pode ser chamada de pesquisa fechada devido ao uso de instrumentos estruturados para coleta de dados, como entrevistas e questionários. Seus resultados, em geral, são apresentados em percentuais e usa fórmulas estatísticas para tal.


Tem aplicação ligada ao interesse em medir opiniões, preferências, comportamentos e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Ela testa e mensura hipóteses.


Sugestões de leituras:

Autor: Hartmut Günther


Pesquisa Quali-quanti:

Mesmo sendo abordagens distintas - qualitativa e quantitativa -, há um grupo de cientistas que defende o uso de um enforque múltiplo, uma metodologia hibrida que una essas duas abordagens por suas complementaridades, formando uma pesquisa quali-quantitativa.

Essa abordagem, é mais utilizada em pesquisas na área de ciências sociais aplicadas. Por serem formadas por disciplinas tanto sociais/humanas quanto exatas/aplicadas, as ciências sociais aplicadas exigem uma abordagem diferenciada, que contemple suas peculiaridades .

Esse tipo de pesquisa é utilizado para estudos de objetos/pessoas, considerando também o ambiente em que se inserem, e leva a um entendimento mais acurado dos objetos estudados. De forma simples é a união de métodos qualitativos e quantitativos por seus aspectos complementares.


Sugestões de leituras:

Autores: Fabrício Ferreira Gomes e Richard medeiros de Araújo


E você, qual tipo de abordagem pretende utilizar em seu trabalho? Comente!!

3 comentários:

  1. Obrigado pelas sugestões de leitura.

    O link pro artigo que fala sobre pesquisa quanti-qualitativa não funciona.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Carlos, e eu já arrumei o link, espero que funcione... se não der certo e você tiver interesse, me avisa que eu envio o documento.

    ResponderExcluir