Rascunhos

Esse espaço é para o registro e organização das idéias do projeto.

Dados básicos do projeto:

  • Problema

            O Brasil é signatário dos principais documentos de apoio ao movimento mundial do Acesso Livre (ALi), pesquisadores brasileiros participam de eventos sobre esse tema e algumas outras iniciativas já foram tomadas visando o pleno acesso livre, mas ainda faltam políticas públicas estruturadas para efetivação nacional do ALi.
Tendo em vista o exemplo bem sucedido de países como França e Portugal na implementação de repositórios institucionais como política pública, o problema que se coloca é se a criação de RI´s no Brasil seria uma forma de política pública para promoção do Ali?



  • Objetivos

Geral:
·         Explicitar a funcionalidade dos repositórios institucionais (RI´s) como política pública para promoção do acesso livre no Brasil.

Específicos:
·         Descrever os exemplos de sucesso na implementação de repositórios em outros países;
·         Estabelecer um comparativo entre as ações internacionais e as nacionais já desenvolvidas;
·         Sugerir políticas públicas para criação dos RI´s no Brasil. 



  • Resumo

Este projeto pretende explicar as funcionalidades dos Repositórios Institucionais (RIs) como Política Pública para promoção do Acesso Livre no Brasil. Para tal, fará uma descrição de exemplos de sucesso na implementação de RI em outros países, com especial atenção aos casos de Portugal e da França, além da exemplificação de ações nacionais nesse sentido afim de estabelecer um ponto de comparação que possibilite o ajuste das ações já implementadas para concretização desse propósito confirmando ou não se os repositórios são alternativas viáveis como Política Pública brasileira para promoção do Acesso livre ao conhecimento científico.